headerphoto

Quando tudo o que parece "é"!

Olha só que "engraçado", tudo o que vc precisa ser, na verdade vc não precisa ser, basta vc aparentar (nem precisa se esforçar!)!!!
Baseio tal afirmação ao pensar um pouco nas pessoas, nem fui muito longe nos meus pensamentos, tiro várias conclusões da minha própria mente, mas já criei um "post esculacho a mim mesmo", é o anterior a esse, e agora não quero falar mal de ninguém (embora tenha várias pessoas em mente).
Porque será que para cada verdade existem umas 1000 mentiras? Para cada pessoa boa existem várias outras más, para cada carta de amor escrita há uma outra queimando*, para cada sabedoria, existem milhares de ignorâncias...Não, acredito que vc ainda não saiba aonde quero chegar, afinal, são "palavras sem sentido" ou "escritas por mim", certo? E o que são 20 anos? Eu nasci ontem...Ainda não sei o que é a vida (UFA! Ainda bem, não quero nem saber!).
Não é preciso vc ir muito longe para enxergar um mundo de aparências, onde vc aprende a reprimir seus sentimentos para não aparentar a turbulência que vc vive, onde vc é obrigado (muitas vezes por sua própria mente) a ser o mais formal possível, onde para vc alcançar um sentimento verdadeiro de determinada pessoa é necessário pisar em solo "desconhecido" e "andar no escuro" (vc ainda ganha "ferimentos" grátis!!!), aonde vc é quem vc quer ser, basta fingir, sorria, mostre como vc é feliz e seja amigável, se vista bem que vc será bem aceito, seja bonito fisicamente e vc será "elevado", seja corajoso e vc será invejado, afinal, é isso o que importa, é isso que é bonito, é isso que é valorizado.
Mas, onde está a verdade? Onde está o que realmente interessa, que é o caráter, os princípios (evidenciados em atitudes), a sinceridade? Esse "discurso" tb está bem banalizado, assim como várias outras coisas que merecem ser dignas de atenção, pois, vivemos de aparências certo? Então nos mostramos boas pessoas, aparentemente preocupadas com essas coisas citadas logo cima. Pedimos sempre críticas, quando na verdade só queremos ouvir elogios (frase de William Somerset Maugham).
O pior não é conviver com isso, o pior é IGNORAR isso, viver como um animal que não pensa, que não consegue olhar além do que seus olhos vêem, guiado por "instintos" passageiros, por um senso de direção patético e desprezível, e ainda ter a capacidade de estar à frente de alguma coisa (quer exemplos práticos? Governantes? Líderes religiosos? Pessoas comuns como eu e vc?). Tenho certeza que vc, assim como eu conhece/ouviu falar de pessoas desprezadas por esse falso moralismo, pessoas que foram vítimas de preconceito por causa de sua cor, roupa, cabelo, enfim, por sua aparência, mas, o que vale mais? Uma conversa sincera ou um diálogo frio e vazio? Um abraço amigo ou um aperto de mão indiretamente obrigatório? Palavras que fazem bem ao ego ou palavras que desafiam a vc mesmo? Ninguém quer enxergar seus próprios erros, eu sei que é difícil olhar para si mesmo e reconhecer que existe alguma coisa de errado, mas essa é uma limpeza diária necessária, princípios que valem muito mais do que bens materiais ou qualquer tipo de valor físico. Uma vez eu ouvi alguém falar que, a maior herança que um pai e uma mãe podem deixar para seus filhos são bons princípios, uma teoria transformada em prática, uma prática que pode valer/ser seguida por uma vida toda.
Infelizmente, sempre vai predominar a ignorância, a hipocrisia, a falsidade e as aparências, mas, sempre, SEMPRE, enquanto houver ar para se respirar, vai existir bons valores, amor, sinceridade, compromisso, responsabilidades e várias outras coisas que devem ser o mínimo de qualquer ser humano. É mais cômodo deixar a correnteza nos levar, mas, é mais “honroso” nadar contra ela.

Não posso deixar de citar aqui um trecho de “Só de sacanagem” de Elisa Lucinda, que é lido num show que a cantora Ana Carolina gravou com o Seu Jorge:

"Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?(...)
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.(...)
Pois bem, se mexeram comigo,com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba” e eu vou dizer: Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez (...)
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? IMORTAL!
Sei que não dá para mudar o começo,
mas se a gente quiser,
vai dar para mudar o final!"

______________________

"Ninguém deve dar atenção a um homem que esteja fazendo uma conferência ou um sermão sobre sua 'filosofia de vida', até sabermos com exatidão como ele trata a mulher, os filhos, os vizinhos, os amigos, os subordinados e os inimigos."

Sidney J. Harris

*palavras extraídas da música Hole in my soul (Aerosmith)




5 comentários:

Flávia disse...

Ual!Que texto!!! :) Pow, tipo, naum sou muito mais velha que vc, mas acho que entendo seus questionamentos. Vc sabe que em algumas correntes da história o amor é estudado como "tradição inventada"...Tipo quase tudo que tomamos como fundamental tem uma função de nos manter no equílibrio das relações sociais(ou coisa assim)...
Eu, se fosse vc, refletiria sobre isso, mas não esquentaria muito não...a vida é muito curta para ser aproveitada só assim :P
Bjus!

Anônimo disse...

Olha, já sabia que o "foco" era mais ou menos esse... eu concordo com tudo e discordo de tudo ao mesmo tempo!! (isso é possível?!!hehe). Explico: nós temos os nossos olhos voltados para uma outra realidade e é só por isso que não piramos!! Então, segurando na certeza que tenho do futuro eterno ao lado de Cristo, ignoro o que eu puder, me revoltocom o que eu não conseguir ignorar e relevo tudo o que vier daqueles a quem amo em Cristo!!

Anônimo disse...

Jujuba!

Infelizmente as pessoas são assim, mas tente a cada dia imitar a Cristo Ele nos ama e quer que sejamemos: sinceros, mansos,humildes,amorosos, misericordiosos,pascientes,sede de justiça,limpos de coração,pacíficos,perseverantes.
Não é facil...mas não impossível...

"Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra"

"O melhor disfarce, não disfarça nossa necessidade de Deus! E Ele sabe!

Te amo muito e sempre vou te amar.

Flávia disse...

Que isso...seu comentário foi perfeito!Eu não vi esse filme, li a snipse e pensei...(vou chorar...)!Pensando bem, vou assistir sim!
T+

Pierrot disse...

como disse lara... uau... só uma reflexão sobre verdades, lembrei disso quando citou verdades e mentiras...

Existem Três verdades sempre:
1ª Aminha
2ª A sua
3ª A verdade...

vlw pela visita