headerphoto

Yes! Nós temos preconceito!

Eu tenho uma amiga da cor de pele negra, e ela me contou um fato ocorrido com ela, na fase final de uma entrevista de emprego, quando o entrevistador perguntou a ela uma coisa que não a deixava satisfeita. Ela disse:

-Ser negra não me deixa satisfeita, não pela minha cor, mas pelo preconceito com ela. Seja num ambiente de trabalho ou num ambiente informal e público, as pessoas me olham de maneira diferente, e isso não é trauma ou algo do tipo, embora não vou te falar que eu não tenha nenhum sentimento interno negativo com a minha cor, porque eu tenho, não dá pra ser chamada de "neguinha", "macaca" durante a maior parte da sua vida e simplesmente ignorar isso finjindo que nada existiu, mas ainda existe esse tipo de preconceito, e as pessoas preferem mentir a si mesmos falando que não tem preconceito com negros. Falamos que não somos preconceituosos, mas entre 10 pessoas pardas/brancas/amarelas, provavelmente 10 ou 9 não casariam ou teriam algum tipo de envolvimento amoroso com um negro. Mas falamos que não somos preconceituosos. Porque somos humanos e moralistas.

Ela não foi aceita na entrevista. E não cabe a mim comentar o porquê disso.

2 comentários:

Laizamarea disse...

todo mundo conhece uma história assim, eu já passou por isso.

E aí como faz?

Vinícius disse...

.

o preconceito é um fato. no Brasil o caso é mais sério pq é mascarado.

contudo, não se pode dizer que ela n foi passou na entrevista por ser negra ou por essa declaração. pode ser que sim, mas também pode ter sido por outros aspectos profissionais.

temos que achar um meio termo no discurso anti-racismo e anti-preconceito. por que senão, toda resposta negativa para um negro ou descente de negros será aliada a isso, quando essa perspectiva nem sempre condiz com a realidade.

abraço, rapaz.
anda sumido.

.