headerphoto

Reflexão

As pessoas costumam fazer uma reflexão de suas vidas, sobre suas atitudes, em 3 momentos específicos: Na virada do ano, em seus aniversários, e quando alguém próximo morre. Vou completar mais um ano de vida daqui a 5 dias, e, não serei a exceção dessa suposta regra.
Todas as pessoas têm um conceito formado sobre a vida. À medida que as pessoas vão amadurecendo (estou falando em números), elas geralmente vão se tornando mais fechadas para tudo, se tornam mais inflexíveis, mais seguras de si mesmo, criam um muro em volta de si que as fazem acreditar que sabem de tudo, esperam que no futuro tudo aconteça da mesma forma como no passado (pois elas “sabem viver”, não?), algumas, de tão “fartas de vida”, se perguntam: Isso seria tudo?
Um dos meus medos é adquirir essas “qualidades”, eu posso ser tudo isso daqui a 30 anos, não é porque aos 20 anos eu discordo dessas coisas que aos 50 vou estar longe disso, porque acredito que a sociedade de alguma forma, direta ou indiretamente impõe isso (mas ela não é a maior culpada) e eu vivo nessa mesma sociedade, mas existem várias outras coisas que cercam esse fato, é bem mais complexo e “lógico” do que imaginamos.
Todas as pessoas querem uma vida extraordinariamente diferente, cheia de tudo aquilo que elas não tem, com a constante necessidade de mais, de mais amor por parte do marido ou da esposa, mais dinheiro, mais felicidade, mais realizações pessoais e profissionais, mais liberdade, enfim...são coisas que eu ainda não entendo por completo, parece que daquilo que mais as pessoas fogem, mais perto elas ficam.
Pra complicar mais, dentro do conceito de uma vida existem vários outros “subconceitos”, aonde é necessário explorar cada um deles para aprender ou pelo menos tentar viver.
Eu prefiro não criar um conceito ou um ideal sobre a vida, porque ele nem sempre está andando junto com a realidade, e, não quero chegar aos 30 anos frustrados por querer entender todo esse universo de forma racional, quero apenas viver, viver baseado nos meus princípios de vida, olhando para as boas coisas, boas pessoas que estão ao meu redor, como amigos, parentes, e até os “inimigos”, porque sem eles a vida perderia um pouco de “graça”...
Apreciar cada minuto, buscar a essência de um bom sentimento em cada suspiro, tentar viver a vida de forma bela, independente de qualquer circunstância...apreciar...essa seria a palavra certa pra mim nesse momento. Esse talvez seja meu universo, meu ideal, meu conceito de vida, meu ultimato.

_____________________________________________________

"Colha seus botões de rosas enquanto você pode,
O velho tempo ainda está voando;
E essa mesma flor que hoje sorri,
amanhã estará morrendo."
Citação do filme "Sociedade dos Poetas Mortos"

14 comentários:

Flávia disse...

Adorei sua auto análise...isso é importante pacas e é o que nos mantém distante de coisas que achamos despresíveis mas que por um deslise podemos passar a fazer parte. É isso que nos ensina compreender a diversidade mesmo que desde crianças tenhamos aprendido que ela é má...em fim...gostei muito mesmo...
"Sociedade dos Poetas Mortos" é um dos meus filmes favoritos, não tem uma vez que eu assista que eu não chore acredita?
Bju T+ ;)
Feliz aniversário(Quer dizer, vai ter um post de aniversário até lá né?heheheh, se não tiver já fica aqui meus parabéns!!!!)

Flávia disse...

Concordo com vc. Mas não é todo mundo que tem uma capacidade de se expressar tão legal como a sua(extremamente pessoal mas interessante a todos)...estou aprendendo hehehe
Tb gostei muito daquela...
Depois de amanhã é seu niver né? Parabéns!!!
Bju T+

Vinícius disse...

tudo que vc disse é a mais pura verdade. nos três momentos que vc citou é que paramos pra ver as merdas fizemos, as coisas que conquistamos, os males que geramos e as coisas boas que construimos. pena que dentro do prazo que envolve essas datas o tempo passou e a possibilidade de mudança se foi... resta torcer para que no próximo ano ajamos com maior propriedade dos nossos atos e reflitamos ao fim de cada dia e não ao fim de cada ciclo.

a citação é perfeita, tanto quanto o filme... muito boa escolha!

abraço

Anônimo disse...

Dream Theater...linda música!
Refletir nos torna humanos mais cosciêntes, logo nos torna humanos + humano...
:)

Anônimo disse...

Oi adorei seu blog. Vi o endereço no blog angústias e lições.
Fui eu quem fez o lay dela.
Visita o meu e comenta tbm.
Bye

Anônimo disse...

Vc tem orkut?
Se ñ tiver eu te mando um convite(se vc quiser!)
Bye

Vinícius disse...

escolhas como a que vc citou são sempre dificeis. passei por coisas parecidas tb. mas como só quem pode definir o rumo da nossa vida somos nós, pq soms nós que arcaremos com as consequencias delas... temos que optar pelo que acreditamos.

quanto as auto-reflexões entra ai uma boa dose de bom senso e discernimento. pq se analisar penerando nossas ações de nada vai ser. vira uma espécie de narcisismo.

abraço
bom domingo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Pelas minhas contas seu aniversário é hoje, então parabéns!!!
Bem, tenho 45 anos e creio que o tempo faz com que a gente simplifique tudo...
Nada mais é tão importante, o TER perde o poder diante do SER...
Creio que a maturidade me transformou em alguém melhor, talvez até simples demais...
Bjo e bom domingo...

Anônimo disse...

ou douglas, obrigado pela visita, pelo comment e pela simpatia.
eu realmente nunca assisti a um jogo de football inteiro, rss
bom, sobre estes momentos que voce falou, eu sou meio avesso, nunca fiz essas avaliações, fujo delas. mas a sua autoavaliação foi bem bacana, acho que todos nos temos um pouco de douglas dentro de si.
abração amigão, seja muito bem vindo láá.. e feliz aniversário, amanhã, certo?

Anônimo disse...

Concordo. Eu sempre penso em escrever as minhas memórias quando estou perto de completar mais um ano de vida. Sempre penso em escrever um diário. Sempre penso em milhões de coisas para fazer mas no fim de contas o que espero é sempre viver o dia. Não existe outra maneira de construir um futuro.

Obrigada pela visita. Gostei mto do seu blog! \o/

=*

Flávia disse...

Ador suspense!Vou procurar...
:)

Flávia disse...

adoro... :)

Anônimo disse...

Douglas, a expressão poética é sempre uma boa forma de dizer aquilo que palavras organizadas não conseguem... :)
Esse trecho da Sociedade dos Poetas Mortos é lindo!
:)Boa semana!